sexta-feira, março 06, 2009

Bolo de Iogurte, versão canela&limão

Todos conhecem a receita do bolo de iogurte, porque é estupidamente fácil e porque sai sempre bem. Uso também esta receita como base de muitas outras variações (bolo mármore, pão de banana, etc) e recentemente introduzi duas alterações para ficar mais melhor bom!
Lista de ingredientes: 1 iogurte natural,farinha de trigo 55, maizena, açúcar, ovos, margarina, fermento em pó, canela e limão.
Portanto o normal seria usar 1 iogurte natural, 4 medidas de iogurte de farinha, 4 de açúcar, 4 ovos, 1 colher de chá de fermento em pó e quase uma medida de iogurte de óleo. Vamos ignorar já o óleo.

Vamos usar margarina (100g) em vez de óleo, para a miga ficar mais saborosa e fresca, e vamos usar em vez de 4 medidas de iogurte de farinha, 3 e meia, sendo que esta última se perfaz com maizena. A miga vai ficar menos grosseira e mais regular.

Junto na seguinte ordem: açúcar+margarina, a seguir os ovos inteiros, a seguir a farinha+maizena+fermento e a seguir o iogurte natural. Na batedeira até estar tudo homogéneo e bem ligado.

Para finalizar, junto canela e raspa de limão q.b. Além de um gostinho bom (diria a Marisa Monte...), como sei que o bolo me vai durar mais de uma semana, a canela ajuda a mantê-lo mold free. Óptimo anti-filante natural.


Uso uma forma de pão-de-ló, besuntada de margarina e polvinhada com farinha e verto a massa, que vai ao forno, durante 50 minutos a 180ºC, ou até verem que está no ponto.

Por esta altura já cheira a bolo e fica assim.

Já fiquei com bolo para o chá!

quarta-feira, março 04, 2009

Tarte de Pesto, Requeijão e Atum

Aka, tarte do que havia lá por casa. E porque eu sou uma vidente e sei que esta conjugação de sabores ia ficar magnífica.
Lista de ingredientes: 1 embalagem de massa quebrada, 1 requeijão, 1 iogurte natural, 3 ovos, 1 pacote nata light, pesto, 2 latas de atum ao natural, sal e pimenta.
Esta tarte é também um espectáculo, porque não é preciso estar a cozinhar nada para fazer o recheio (e isso tem dias que é muito bom).
Começamos então por esticar a massa quebrada até ao tamanho indispensável para cobrir a tarteira lá de casa e dispomos a massa na dita já besuntada de margarina. Com um garfo picamos a massa.

Depois, abrimos 2 latas de atum ao natural e dispomos no fundo da massa quebrada (esta parte dá um trabalho imenso...).
Numa tigela desfazemos o requeijão com um garfo, adicionamos as natas, os ovos, o iogurte, 2 ou 3 colheres de chá de pesto, tempera-se com sal e pimenta moída. Misturar tudo energicamente e obtemos o recheio.
Pomos por cima do atum.

Dobramos as bordinhas de massa para dentro, que massa é do agrado de todos e dá-lhe um arzinho simpático.

Vai ao forno, a 210-220ºC, 40 minutos mais ou menos. E cá está, linda, saborosa e original.