quarta-feira, setembro 23, 2009

Hamburguer de salmão


Na outra semana, para voltar a comer salmão, não me apetecia de novo a tranchezinha assim do mesmo modo, mesmo que variasse de acompanhamento. Então fiz uma pesquisa de receitas de salmão, no Elvira's Bistrot e encontrei lá uns hamburgueres de salmão. Esta receita tinha mais salmão do que eu dispunha, juntava apenas 1 clara de ovo e amido de milho (e temperos vários, que eu também não tinha...). Mas peguei nesta boa ideia e fiz então com:
Lista de ingredientes: 1 tranche de salmão, 1 ovo inteiro, 2 colheres de amido de milho, pão ralado q.b., sal, pimenta e salsa.
Descongelei o salmão e desfiz com um garfo, juntei 1 ovo batido, duas colheres de amido e temperei. Mas como estava ainda demasiado líquido para moldar, fui acrescentando pão ralado até obter a consistência que queria (aí umas 4/5 colheres). Deu 2 hamburgueres.
Depois fritei em azeite e comi entre 2 fatias torradas de pão de centeio com mostarda. Nice!

terça-feira, setembro 22, 2009

Salmão com grelos


O abandono em que este blog anda é inexplicável, mas a falta de um portátil, e a dificuldade em usar o pc do trabalho (tsss tss) para estas coisas, vão tirando a vontade. A isso junta-se o facto de um forno avariado há meses e que vergonhosamente ainda não fui capaz de substituir. Enfim, tretas.
Num raide aos congelados num hipermercado trouxe uma variedade de vegetais e peixes, para ajudar à variedade lá em casa.
Ingredientes: lombos de salmão congelado, tomate picado congelado, grelos congelados e cebola. Alho em pó, azeite, pimenta e sal.
Foi então feito este pratinho saudável porque agora só coisas de placa mesmo, e porque ando a precisar de uma dieta mais proteica. Cá vem então um peixinho de vez em quando na semana para cumprir a quota. Salmão não é dos meus peixes favoritos, mas acho eu que de entre os congelados ainda é bastante aceitável e acessível. Vai daí, como gosto de o cozinhar bastante para não ficar demasiado enjoativo, acrescentei-lhe um refogado generoso de cebola e tomate, para ajudar na garfada perfeita. Os grelos aqui, apenas cozidos e temperados com azeite. A acompanhar tudo isto não ficou na foto mas soube bem, um pretzel gigante (daqueles tipo bagel, da Alemanha que ainda encontrei no congelador) e que combinou na maravilha.
Pratinho simples mas saboroso.